Uma pergunta que recebo frequentemente de meus pacientes é sobre os cuidados extras com as mãos e tempo da Covid-19.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O uso de sabonetes, detergentes ou substâncias alcoólicas (como o álcool em gel a 70%) em excesso destrói camadas de proteção da pele, o que facilita a perda de água e a desidratação.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Há bons hidratantes no mercado, alguns que possuem simplesmente ativos hidratantes, outros mais sofisticados com toque seco e suave e com ativos adicionais, como antioxidantes e ativos contra manchas. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Alguns ativos formam uma espécie de barreira que ajuda a manter a hidratação da pele, como a glicerina e os óleos vegetais e, entre os óleos. Pessoalmente, eu destaco o alto poder de hidratação da manteiga de karité.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Os hidratantes mais indicados, além dos que contém manteiga de karité, são os com vitamina B5, A e E, glicerol e óleo de amêndoa.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Outra dica é não abusar da temperatura da água.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Se mesmo com esses cuidados a pele da mão continuar ressecada, você deve se consultar com se médico. Lembre-se que o ressecamento excessivo pode levar a dermatites e ferimentos, uma pele ressecada e com fissuras é porta de entrada para micro-organismos, inclusive o Covid.